quinta-feira, 21 de maio de 2009

Flamenco paixão



O meu interesse pelo Flamenco começou com a coreografia que a minha tribo se encontra a preparar de fusão flamenco arábe. Reconheci nos traços da dança, a firmeza e a força, que tanto me atraem neste momento da minha vida, e por isso vos apresento este mês o flamenco.

Flamenco é um estilo de canto e dança, que evoluiu paralelamente com o desenvolvimento cultural de Espanha. Por conseguinte, apesar de ser fortemente influenciado pela cultura cigana, absorveu também uma grande variedade de influências gregas, romanas, indianas, judaicas e mouras.
Apesar de comprovadas as suas influências, a falta de evidências históricas torna difícil de identificar a origem.

É com o desenvolvimento do canto, que a dança passa a ser reconhecida e apreciada no séc. XVIII, onde ganhou notoriedade nos "cafés cantantes", especialmente entre os grupos de "aficionados".
Durante a actuação, o público era presenteado com um ou dois cantores, dois guitarristas e três a quatro bailarinos (tanto homens, como mulheres).
A competição que se gerou nos bailarinos profissionais introduziu no flamenco, novos estilos de dança, de interpretação com a guitarra e de variações nas músicas.

Actualmente, existem três categorias na dança, o flamenco Jondo (tradicional), o Flamenco Clássico (técnicas novas na guitarra, dança e cante) e o Flamenco Contemporâneo (junção dos dois anteriores com influências de jazz e fusão).
As categorias subdividem-se por sua vez em "palos", que dependo da intenção, das frases melódicas e das tradições culturais por detrás de cada música, poderão ser interpretadas em mais de 50 estilos diferentes.

A interpretação da música, e consequentemente improvisação, é fulcral no/a "bailaor (a)", que o demonstra através de um turbilhão de emoções, tais como paixão, romance, dor, luta, esperança e orgulho. Para esta preparação, no palco ele/a fica imóvel até absorver a música, antes de se entregar com toda a sua intensidade a cada som entoado pelo "cantaor".

Uma das formas mais intensas do flamenco realiza-se entre duos (um homem e uma mulher), que mantêm o contacto visual durante a dança e é caracterizado por um desafio constante, que exprime tensão sexual, paixão e emoção.

Para as interessadas nos termos utilizados no Flamenco:

http://www.studioflamenco.com/Class%20Handouts/BasicFlamencoDanceTerms.pdf

Nota: Sofia Abraços lecciona Flamenco no C.D.O e na Casa Semente.

Fonte:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Flamenco

http://www.mojacarflamenco.com/Class%20Handouts/About%20Flamenco%20Dance.pdf

http://www.centralhome.com/ballroomcountry/flamenco_history.htm

http://www.enforex.com/culture/flamenco.html

Sem comentários:

Enviar um comentário