quinta-feira, 16 de abril de 2009

A Oferenda da Dança Clássica Indiana

Considerada um meio para adquirir o conhecimento da verdade, a Dança Clássica Indiana é tal como todas as artes na Índia, baseado na devoção de Deuses.
Originalmente apresentada em templos por Devadasis (raparigas entregues aos templos pelos pais, com o intuito de casarem e servirem a Deidade), numa sala de nome Natyamandapa, o momento da dança era considerada uma oferenda aos Deuses.

A diversificação da Índia, do séc. II ao VIII D.C, originou um gradual distanciamento da dança ao drama e às actuações nos templos, verificando a emergência de vários estilos na dança clássica: Bharata Natyam, Kathakali, Kathak, Manipuri, Kuchipudi, Orissi e Mohini Attam.
Todos os estilos mencionados possuem elementos básicos denominados de nritta, dança pura ou abstracta, nrittya, expressão e natya, elemento dramático.

Actualmente conhecida como uma dança rica em histórica, reúne no seu repertório, música, teatro, poesia e escultura, sendo a sua formação completa realizada no mínimo de oito anos.
Esta exigente formação inclui conhecimento e prática de exercícios de movimento, mitologia, filosofia, literatura e idioma sânscrito.

Na Dança Clássica Indiana, a exigência do trabalho prende-se nos quadríceps, articulação de joelhos, tornozelos e coxo-femural, realizados de pés descalços, acompanhado de gestos estilizados de mãos, rosto e olhos, e ênfase nos complexos esquemas rítmicos.
Nota: Para mais informações sobre cada um dos estilos, aconselho vivamente a leitura do site, com o seguinte link: http://dancasdomundo.no.sapo.pt/dindiana.htm
Para quem gostaria de aprender Dança Indiana Clássica, tenho conhecimento de que o Centro de Dança de Oeiras (C.D.O), possui aulas de estilo Bharata Natyam com a bailarina Tarikavalli.
P.S - Este post. é dedicado à Metade da Laranja e à sua paixão pela Dança Indiana.
Bibliografia:

2 comentários:

  1. Minha querida,
    Obrigada :D
    Adorei este post, lindo lindo lindo :D
    Ainda vou ler outra vez :P

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. :0) Sabia que ias gostar!!! Esforcei-me para perceber a dança clássica indiana, por isso agora só falta aprenderes e depois contares-me a experiência! beijinhosss*

    ResponderEliminar