Macau é um lugar de devoção por excelência da Deusa da Mesicórdia Guan Yin (mandarim) ou Koon Yam (cantonense).
O tempo Guan Yin foi construído anteriormente á chegada dos portugueses, tendo sido mais tarde ampliada, com o crescimento da devoção dos seus seguidores.
A Deusa Guan Yin é considerada a boddhisatva da Compaixão no Budismo Chinês. O seu nome Guan significa literalmente a observar, Shi, o mundo e Yin, preces e lamentos dos que sofrem.
A iconografia de Guan Yin a descreve de inúmeras formas, cada uma delas revelando um aspecto único de sua misericordiosa presença.
Como Avalokitesvara, ela é representada com mil braços, mãos, olhos, e cabeças. Nesta forma, a Deusa Koon Yam representa a mãe omnipresente, que olha em simultâneo em todas as direcções, sentindo as aflições da humanidade e estendendo os seus braços para as aliviar, com expressões infinitas de sua misericórdia.
Esta belíssima dança foi coreografada pelo famoso Zhang Jigang e interpretada pela Companhia de Arte Performativa Chinesa de Deficientes Físicos.
Aclamado pela critica, a Companhia pretende apoiar o sonho de pessoas com deficiência na criação de uma arte universal.
Para mais informações: http://www.mydream.org.cn/about.htm
Nota: Este post. é dedicado a todas as mulheres e crianças do mundo, especialmente á Iris, Aninhas e Shiri.
Que Koon Yam vos proteja!
Linda a deusa Quan Yin :D
ResponderEliminarTambém tenho essa imagem dela guardada numa pastinha do meu computador :)
Bjinhos
Que bom querida amiga! É a deusa que me acompanha desde pequena e que agora voltou com a dança. beijinhos grandes e que ela te proteja sempre! :0)
ResponderEliminar